Pular para o conteúdo

Taxa média de juros de empréstimo pessoal cai em novembro, diz Procon

Juros médios passaram de 7,05% para 6,51% ao mês. No período, a taxa média do cheque especial ficou em 13,72%.

Em novembro, as taxas médias de juros de empréstimos pessoal cobradas pelos bancos recuaram, segundo aponta pesquisa da Fundação Procon-SP, divulgada nesta terça-feira (8).

A taxa média dos bancos pesquisados foi de 6,51% ao mês, inferior cobrada no mês anterior, de 7,05% ao mês. As reduções foram promovidas pelo Banco do Brasil (de 7,40% para 5,85% ao mês) e pela Caixa Econômica Federal (de 5,50% para 5,70% ao mês).

No período da pesquisa, a taxa média do cheque especial também recuou, de 13,72% ao mês para 13,56% ao mês. Os bancos analisados não fizeram qualquer tipo de alteração nas taxas, mas o número ficou menor porque o banco HSBC foi retirado da pesquisa diante da compra pelo Bradesco.

Os cortes de juros seguem a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom),que baixou os juros básicos da economia de 14,25% para 14% ao ano na última reunião que ocorreu no final de outubro.

O corte dos juros já era esperado pelo mercado. Analistas, porém, estavam divididos quanto à intensidade: redução de 0,25 ou de 0,5 ponto percentual. Economistas avaliam que a decisão pode ajudar a economia brasileira, em crise, a se recuperar.

Fonte: Globo.com