Pular para o conteúdo

Preço do petróleo passa de US$ 80 pela primeira vez desde 2014

Empresa Total informou que pode deixar de operar no Irã. LONDRES – O preço do barril do petróleo ultrapassou nesta quinta-feira US$ 80, o que não ocorria desde 2014. A gigante francesa Total divulgou comunicado informando que pode deixar a exploração no Irã se não conseguir autorização de autoridades americanas e europeias para um projeto no país, sob o temor de receber sanções.

As tensões geopolíticas têm pressionado o preço da commodity, que subiu mais de 50% desde o ano passado. Os conflitos entre Estados Unidos e Irã – país que voltou a sofrer sanções americanas por decisão do presidente americano Donald Trump – e a crise na Venezuela puxam os preços para cima. Além disso, a forte demanda, acompanhada de uma oferta restrita, ajuda a estimular a alta dos preços.

LEIA MAIS:

Preço da gasolina no Brasil é um dos que mais pesa no bolso do consumidor no mundo

Com escalada de dólar e petróleo, indústria deve começar a reajustar preços em junho

Saiba quem ganha e quem perde com o salto do preço do barril de petróleo

“A queda contínua na produção de petróleo na Venezuela está também reduzindo a produção da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep)”, apontaram analistas do Commerzbank.

Também há impacto da forte queda nas reservas de petróleo dos Estados Unidos. A Agência de Informação sobre Energia dos EUA anunciou que as reservas de óleo caíram em 1,4 milhão de barris na semana passada, enquanto as de gasolina tiveram recuo de 3,8 milhões de barris.

Com reajustes de gasolina e mais carros flex, álcool terá novo ciclo de investimentos no Brasil

Empresa dinamarquesa Maersk é a primeira a anunciar saída do Irã

Fonte: O Globo