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Mais fácil e intuitivo, canal de atendimento do BC pode ser acessado também pelo celular

A partir de agora, o registro de demandas no Banco Central – por exemplo, as reclamações contra serviços bancários – poderá ser feito por meio de dispositivos móveis, como celulares e tablets. O BC remodelou o formulário Fale Conosco, que ficou mais fácil de usar.

“Com a mudança, o cidadão tem a facilidade de contatar o BC de qualquer lugar. A navegação pelo formulário e o registro pela internet passou a ser mais fácil e intuitivo”, explica Carlos Eduardo Gomes, chefe adjunto no Departamento de Atendimento ao Cidadão, do Banco Central. A modernização alcança também a versão em inglês.

Nos últimos três anos, cerca de 60% das demandas ao BC foram feitas pela internet. No primeiro semestre de 2017, de 250 mil registros, 150 mil foram por essa via. As informações coletadas são utilizadas pelo Banco Central para acompanhar o desempenho das instituições quanto ao atendimento ao consumidor de serviços financeiros.

Com a atualização, será possível também registrar denúncias anônimas no sistema. Nesse caso, no entanto, não será possível acompanhar o trâmite da demanda nem obter respostas. Pedidos de informação, por sua vez, requerem identificação, para que o usuário possa ser contatado e receba resposta à dúvida registrada. A identificação deve ser feita com o cadastro do cidadão na Receita Federal ou com o CEP da residência.

Fonte: Banco Central do Brasil – BCB