Pular para o conteúdo

Jornalistas especializados participam de curso no BC sobre novas séries de crédito

Apresentação do chefe do Departamento de Monitoramento do Sistema Financeiro, Gilneu Vivan, buscou auxiliar no entendimento e na análise da informação

Foi realizado no Banco Central (BC), na última segunda-feira (5/2), um curso para jornalistas a respeito das novas séries sobre crédito, disponibilizadas pelo Departamento de Monitoramento do Sistema Financeiro. Os dados trazem informações sobre a evolução da inadimplência por coorte de contratação – ou seja, a partir da data em que as operações foram originadas.

“O nosso objetivo é apresentar a evolução da inadimplência numa abordagem diferente e ajudar a entender o que é e como analisar essa informação. Estamos acostumados a avaliar a inadimplência no estoque da carteira de crédito. Aqui veremos seu comportamento por mês de concessão”, afirmou o chefe do Departamento, Gilneu Vivan, que ministrou o curso com o chefe adjunto Gustavo Martins dos Santos.

Participaram do curso profissionais especializados na divulgação de dados econômicos do BC, representando veículos como Bloomberg, Broadcast, Valor Pro, Folha de S. Paulo, Rede Globo e Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).

“O curso esclareceu como funcionam essas séries. Isso ajuda a criar intimidade maior com os dados e dá mais segurança para usar as informações”, disse o repórter do Valor Pro, serviço de tempo real do jornal Valor Econômico, Eduardo Campos. Ele sugeriu que outras áreas de atuação do Banco poderiam ser temas para próximas edições do curso.

De acordo com o jornalista Fernando Nakagawa, repórter da Agência Estado (Broadcast), o curso auxilia a entender a nova interface para trabalhar sobre o gigante universo de dados. “Ainda que os gráficos sejam complexos, o conceito por trás é simples”, afirmou. O jornalista ressaltou que o BC é uma das entidades que há mais tempo é transparente com a sociedade. “Só que ter os dados não significa que seja fácil de entender. Às vezes os caminhos não são óbvios, e esse tipo de curso ajuda.”

Oficinas para a imprensa

Periodicamente o Departamento de Comunicação do BC organiza cursos para jornalistas. Nos últimos anos, já foram tratados assuntos como balança comercial, operações de swap, operações de venda com compromisso de recompra de dólares (linha) entre outros. Nos dias que antecedem à Semana Nacional de Educação Financeira, o banco também oferece oficina sobre o tema para a imprensa.

Além dessas iniciativas, os jornalistas do Valor Pro foram treinados sobre dados econômicos divulgados pelo BC antes mesmo de o serviço de notícias entrar em operação, em 2013. Os estudantes de jornalismo que fazem o curso do jornal “O Estado de S. Paulo” também assistem a palestras no Banco, para melhor entender o papel da instituição na economia. “O objetivo dos cursos para jornalistas é garantir que as informações divulgadas pelo BC cheguem ao público da maneira mais correta possível”, afirmou Carolina de Assis Barros, chefe do Departamento de Comunicação do BC.

Fonte: Banco Central do Brasil – BCB