Pular para o conteúdo

INSTITUCIONAL: Sustentabilidade da Previdência Social é discutida com estudantes

Alunos da escola britânica St. Paul’s assistiram à apresentação do subsecretário Benedito Brunca

Brasília – Um panorama da Previdência Social, como funciona, quais as espécies de benefícios e as formas de contribuição. Esses foram alguns dos assuntos abordados pelo subsecretário do Regime de Previdência Social, Benedito Brunca, durante a palestra dirigida a 75 alunos da escola britânica St. Paul’s, localizada em São Paulo (SP). O encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira (20), em Brasília.

Durante a visita, o subsecretário  afirmou que “Previdência  é um tema que envolve toda a sociedade e quanto mais cedo as pessoas tiverem contato com o conhecimento e se atentarem para a importância dessa política na vida de cada um e na sociedade brasileira, nós teremos mais facilidade na defesa de uma previdência mais sustentável e equilibrada”.

Os alunos, com faixa etária entre 15 e 16 anos, vieram a Brasília para conhecer um pouco mais sobre o funcionamento do sistema representativo e da gestão pública. “Um dos temas trabalhados em sala foi as dinâmicas demográficas e a questão da Previdência Social”, explicou o professor de Estudos Sociais Brasileiros da St. Paul’s, Bruno Martins Lanfranchi. Ele acrescentou que é preciso que os alunos entendam que “as soluções não caem do céu”.

O projeto de visitar Brasília foi ideia do professor Lanfranchi. E a experiência agradou bastante aos estudantes. “Foi muito útil porque geralmente a gente só recebe a versão da mídia sobre a Previdência Social, e agora foi bom receber a informação de um representante do governo sobre como a legislação funciona”, comentou Eduardo Yasuda.

Para Pedro Gurevich, também estudante da St. Paul’s, “a experiência foi importante não só para o nosso desenvolvimento como alunos, mas também como cidadãos, pois a apresentação aprofundou muito nossa ideia de cidadania, de direitos e deveres”.

Durante a apresentação, Brunca apresentou alguns números da Previdência e chamou a atenção para o crescimento da despesa e  queda da arrecadação. “Grande parte dos projetos que tramitam no Congresso Nacional geram despesa, aumentam direitos, mas não preveem fontes de custeio”, afirmou.

Ao final do encontro, o professor Bruno Lanfranchi fez um alerta aos alunos. “Lembrem-se de que aqueles que não quiserem participar ou conhecer as políticas públicas correm o risco de serem governados pelos mal intencionados”, completou.

Informações para a imprensa

Talita Lorena

(61) 2021-5009 e 2021-5109

ascom.mps@previdencia.gov.br

Fonte: Secretaria da Previdência Social