Pular para o conteúdo

FORÇA TAREFA: Operação desarticula quadrilha em Salvador (BA)

Fraudes consistiam na falsificação de atestados médicos, carnês de recolhimentos e inclusão de vínculos em carteiras de trabalho

Brasília – A Força-tarefa Previdenciária deflagrou na manhã desta segunda-feira (13), em Salvador (BA), a Operação Contrafeito, que desarticulou quadrilha especializada em fraudar auxílio-doença e aposentadoria por tempo de contribuição.

Ao todo, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão. O grupo organizado, que atuava desde 2012, fraudava atestados médicos, carnês de recolhimentos e inclusão de vínculos em carteiras de trabalho.

Até o momento, a previsão do prejuízo estimado causado aos cofres públicos é de R$ 500 mil. No entanto, o valor real será levantado a partir da deflagração da operação.

O nome Operação Contrafeito faz  alusão à falsidade  documental. Contrafeito significa  mal feito, falsificado e falsidade.

 A Operação contou com a participação de 50 policiais federais, oito servidores da Coordenação de Inteligência Previdenciária da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda e quatro servidores da gerência executiva do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Salvador.

Força Tarefa Previdenciária – A Força-tarefa Previdenciária é integrada pela Secretaria de Previdência, Polícia Federal e o Ministério Público Federal e atua no combate de maneira integrada e eficaz nos crimes contra o sistema previdenciário. Na Secretaria de Previdência a Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária – COINP é a área de inteligência responsável por identificar e analisar as distorções que envolvem indícios de fraude estruturados contra a Previdência.

Informações para a Imprensa

(61) 2021-5009 e 2021-5109

ascom.mps@previdencia.gov.br

Fonte: Ministério da Previdência Social – MPS