Pular para o conteúdo

Consumo de energia no país cresce 0,8% em maio, 2ª alta seguida

No ano, porém, queda é de 2%, puxada por indústria e comércio. Na indústria, consumo caiu 3,2% em maio e 5,7% em 5 meses. O consumo de energia elétrica no país cresceu 0,8% em maio, a segunda alta seguida, atingino 38.369 GWh – segundo dados divulgados nesta sexta-feira (1º) pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

 

A alta foi puxada pelo consumo residencial, que apresentou crescimento de 3,5% na comparação com o mesmo mês do ano passado, refletindo sobretudo o aumento de 7,4% da Região Sul.

 

Apesar do avanço em dois meses seguidos, o consumo do comércio e serviços ainda mostra desempenho fraco. Em maio, o consumo nos estabelecimentos comerciais cresceu apenas 0,6%.

 

Já a indústria seguiu em queda, com um recuo de 3,2% na comparação com maior de 2015. As maiores retrações foram observadas no Nordeste (-5,1%) e no Sudeste (-4,3%).

 

No ano, o consumo total ainda acumula queda de 2%, puxada sobretudo pelas classes industrial e comercial. Em 12 meses, o recuo é de 2,5%.

 

Entre as regiões, somente Norte e Centro-Oeste 2,2% apresentaram alta no consumo de energia, com crescimento de 3,1% e 2,2%, respectivamente.

 

Fonte: Globo.com