Agenda BC+: Banco Central aperfeiçoa o Ranking de Reclamações e disponibiliza ferramenta de acompanhamento de demandas
A partir do mês de maio, o Ranking de Reclamações apresentará novas características e funcionalidades. As mudanças decorrem de estudos que visam ao aprimoramento contínuo da ferramenta.
A divulgação do ranking de bancos e conglomerados será trimestral. O ranking com dados do primeiro trimestre de 2017 foi publicado nesta sexta-feira (05/05).
Nessa publicação, o site do ranking terá um novo leiaute. As informações de todas as instituições serão colocadas lado a lado. Com a mudança, o usuário localizará com maior rapidez as informações que precisa no momento de escolha da instituição com que pretende se relacionar. A modernização do site terá prosseguimento nos próximos meses.
Além disso, encontram-se em fase avançada os estudos técnicos para a elaboração de um ranking das financeiras, segmento que vem ganhando importância para os cidadãos que precisam de crédito. As áreas de atendimento ao cidadão e de supervisão de conduta iniciaram também estudos para criação de um ranking positivo de ouvidorias. A ideia é oferecer uma nota específica para as ouvidorias, sendo mais um incentivo para que mantenham um programa de melhoria contínua.
As alterações ainda envolvem a implantação em breve da pesquisa de satisfação junto aos cidadãos que registram suas reclamações no Banco Central. Com esta nova ferramenta, os cidadãos poderão opinar sobre o tratamento dado pela instituição financeira à sua reclamação, sobre o acompanhamento da queixa feito pelo Banco Central e também sobre o atendimento prestado pela Ouvidoria do Banco Central no atendimento.
O Banco Central também disponibiliza nesta sexta-feira (05/05) o Módulo de Acompanhamento de Demandas do Cidadão. Com a ferramenta, o cidadão pode acompanhar o andamento de suas demandas registradas na Autarquia.
Com o CPF e o número de protocolo, a situação da demanda poderá ser obtida pela internet ou pelo serviço de atendimento telefônico 145.
Com o novo ranking e o com o Módulo de Acompanhamento, o Banco Central estreita o seu relacionamento com a sociedade. Os avanços vêm sendo acompanhados de perto pela Diretoria de Relacionamento Institucional e Cidadania, que tem promovido reuniões com dirigentes e ouvidores de instituições financeiras.
Brasília, 5 de maio de 2017.
Banco Central do Brasil
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Fonte: Banco Central do Brasil – BCB