Pular para o conteúdo

FORÇA TAREFA: Operação descobre fraude em Campinas (SP)

Criminosos fraudavam cédula de identidade para desviar parcelas de benefícios previdenciários  

Brasília – A Força Tarefa Previdenciária em Campinas (SP) realizou, na manhã desta quarta-feira (18), na cidade de Diadema (SP), uma operação com objetivo de desarticular quadrilha que fraudava documentos para desviar parcelas de benefícios previdenciários, como pensão por morte e aposentadoria por invalidez, à revelia de seus titulares.

A fraude se iniciava com a obtenção das informações referentes aos benefícios previdenciários mantidos pelo INSS, bem como os dados cadastrais de seus titulares.

Na sequência, eram confeccionados documentos com a fotografia do falsário que se fazia passar pelo verdadeiro titular, no ato de requerer a transferência da manutenção e pagamento do benefício (na Agência da Previdência Social)  ou nas instituições bancárias, na ocasião de recebimento dos valores disponibilizados pela Previdência Social, ou na obtenção de empréstimos por consignação. A operação foi denominada Operação Espelho em referência à comercialização de documentos criados em espelho falso de Cédula de Identidade.

Outras estratégias utilizadas eram requerer benefício de Pensão por Morte de pessoa viva ou requerer benefício de Pensão por Morte para sua própria esposa, tendo por instituidor pessoa fictícia. Alguns dos integrantes da quadrilha já respondem por processos por crimes da mesma natureza, realizado de maneira reiterada há longa data.

As investigações contaram com o apoio da Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária – COINP da Secretaria de Previdência. Os principais crimes investigados nessa operação são estelionato contra a Previdência Social, associação criminosa, falsificação de documento e uso de documento falso.

Por se tratar de saques de benefícios regularmente concedidos a segurados, bem como de levantamento de valores em empréstimos consignados nestes benefícios, eventual prejuízo será apurado a partir dos elementos coletados nas buscas deferidas judicialmente.

A operação foi realizada com apoio do Ministério Público Federal de Jundiaí, da Delegacia de Crimes Previdenciários da Superintendência da Polícia Federal em São Paulo, e do Grupo de Pronta Intervenção da SR/SP.

Força Tarefa Previdenciária – A Força Tarefa Previdenciária é integrada pela a Secretaria de Previdência, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, e atua de maneira integrada no combate a crimes contra o sistema previdenciário. Na Secretaria de Previdência, a COINP é a área de inteligência responsável por identificar e analisar distorções que envolvem indícios de fraudes estruturadas contra a Previdência.

Informações para a Imprensa

(61) 2021-5009 e 2021-5109

ascom.mps@previdencia.gov.br

Secretaria de Previdência

Fonte: Ministério da Previdência Social – MPS