Pular para o conteúdo

Entrega de jatos da Embraer sobe 37,5% no primeiro trimestre

SÃO PAULO  –  A fabricante de aeronaves Embraer entregou um total de 44 jatos no primeiro trimestre de 2016, alta de 37,5% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando 32 aeronaves foram entregues. Dos 44 aviões, 21 foram para o segmento de aviação comercial e 23 para o mercado de aviação executiva.

 

Segundo os dados operacionais divulgados pela companhia, em 31 de março, a carteira de pedidos firmes a entregar (“backlog”) somava US$ 21,9 bilhões e equivalia a 492 aeronaves. No mesmo período, a carteira de pedidos firmes somava 1.704 jatos e as opções de compra totalizavam 653 aviões.

 

As entregas ao fim do trimestre alcançaram 1.212 jatos. Tanto as entregas realizadas quanto os pedidos firmes em carteira incluem aeronaves vendidas pelo segmento de Defesa para companhias aéreas estatais — Satena e TAME.

 

No segmento de aviação executiva, das 23 aeronaves entregues, 12 foram jatos leves e 11 foram jatos grandes: um Phenom 100E, 11 Phenom 300, cinco Legacy 500 e seis Legacy 650. No mercado de aviação comercial, dos 21 jatos, foram 19 modelos E175 e dois modelos E195.

 

Nos comentários que acompanham os dados do trimestre, a Embraer lembra que o principal destaque no intervalo foi a apresentação pública do E190-E2, primeiro modelo da segunda geração da família de E-Jets de jatos comerciais. Também no período, houve início das operações de E-Jets pela Austrian Airlines, que começou a incorporar 17 jatos usados do modelo E195 à sua frota.

 

A fabricante brasileira destaca também o acordo assinado na terça-feira, dia 12, com a Horizon Air, subsidiária da Alaska Air Group, para 30 jatos E175 e com opções de compra para outras 33 aeronaves do mesmo modelo, ao preço total de US$ 2,8 bilhões. A companhia já havia informado que o acordo entrará na carteira de pedidos do segundo trimestre.

 

No mercado de aviação executiva, o destaque do trimestre foi o anúncio de uma parceria com a Across para comercialização de jatos executivos no México. Pelo acordo assinado, a provedora de serviço VIP para aviação executiva, localizada no aeroporto internacional de Toluca (AIT), passou a ser um representante Embraer. Além disso, o Phenom 300 consolidou, pela terceira vez seguida, a posição de jato executivo mais entregue do mundo.

 

Fonte: Valor Econômico